Escolha a cidade

10 formas de viajar de graça (ou mais barato)

Fornecido por QuinStreet, Inc.
Aproveite o final de ano e encontre formas de viajar de graça, ou mais barato, em diversos destinos incríveis, seguindo as minhas dicas!

Que tal arrumar as malas e não gastar quase nada com a sua viagem? Existem diversas formas de viajar de graça ou, pelo menos, mais baratos em várias partes do mundo. Quer saber como? Eu te mostro!

Quais são as formas de viajar de graça (ou mais barato)
É claro que existem muitos passeios de graças para fazer em qualquer destino do mundo, mas viajar de graça? Sim, é possível viajar sem gastar quase nada, onde você economiza com a hospedagem, passagem e alimentação, que são os maiores gastos em uma viagem, não é mesmo? Para ajudar você, listei algumas aqui. Confira!

1) Passagens gratuitas para jovens e idosos
Se você é jovem ou idoso, saiba que pode viajar de graça dentro do Brasil. Isso porque o Estatuto do Idoso obriga as empresas de transporte a reservar duas vagas gratuitas para idosos com mais de 65 anos, desde que tenham renda de até dois salários mínimos.
Da mesma forma ocorre com os jovens de 15 a 29 anos, conforme o programa criado pelo Governo Federal, o CadÚnico. A oferta é válida para quem viaja de ônibus ou trem, onde ambos podem conhecer diferentes destinos.

2) Viajando em cruzeiro
Essa é uma grande oportunidade de conhecer outras culturas viajando de graça em cruzeiros luxuosos. Mas é preciso que você consiga preencher os pré-requisitos para conseguir um trabalho. Procure por algumas empresas, como a Sun & Sea, e boa sorte!

3) Viajando de graça no avião
Existem companhias aéreas que ajudam as pessoas que estão dispostas a fazer trabalhos voluntários para elas, disponibilizando passagens de graça. Geralmente essas companhias solicitam esse pessoal quando estão em falta de mão-de-obra. Vale a pena procurar um guichê para verificar.

4) Caronas seguras
Existem sites especializados em "caronas", ou seja, você se cadastra e aguarda alguém que vai para o destino que você deseja, ou próximo, no dia que você precisar. Entre as opções, estão: Carona Solidária, Carona Segura, Dwingo, Caroneiros, Carona Fácil, Vai Pra Onde, entre outros.

5) Convites
Algumas empresas do ramo de turismo oferecem viagens para pessoas da área de turismo e autoridades, mas também para pessoas comuns. Você precisa ficar atento e se mostrar interessado em receber o "convite".

6) Blogueiros
Através de blogs, além de outros meios, as pessoas têm maior contato com diversos destinos e por isso os blogueiros podem receber convites para viajarem de graça para conhecer determinados lugares e postar em seu blog, divulgando esse lugar. Basta ter um blog ou entrar em contato com sites especializados em destinos turísticos que contrata redatores para falar sobre o local.

7) Voluntariado
Trabalhar como voluntário é uma das formas mais fáceis de conseguir viajar de graça no Brasil ou exterior. Mas atenção para não se esquecer de cumprir horário no seu serviço voluntário, hein.

8) Ajudando caminhoneiros
Essa é uma dica voltada para os mais corajosos, afinal, você terá que ajudar os caminhoneiros a descarregar o caminhão. O lado bom, a viagem é de graça! Caso você fique inseguro, entre em contato com alguma associação.

9) Voando com a FAB
Que tal pegar carona com a FAB (Forças Aéreas Brasileiras)? Você só precisa entrar em contato para saber se há vaga para o destino que você quer ir, ou próximo a ele, e ver se coincide com a data da sua viagem.

10) Trocando serviços
O que você acha de trocar a força braçal pela hospedagem e alimentação? São muitas as formas. Conheça:
- Ministério da Cultura: boa oportunidade para você que trabalha com atividades culturais ou arte. Basta aproveitar os eventos e cursos voltados a sua área de atuação e diversos destinos espalhados pelo mundo. Acesse o site!

- Helpx, Workaway e Wwoof: oferece vagas em vários lugares do mundo em ranchos, hotéis, hostels,vilas e fazendas, onde você troca a força braçal, de 4 a 6 horas diárias, por alimentação e hospedagem.

- Work at Sea: assim como a Sun & Sea, você pode trocar o seu trabalho por uma viagem de cruzeiro.

- Hospedando turistas: existem alguns sites onde é possível se inscrever e pagar uma taxa básica, onde você oferece a sua casa para hospedar turistas e também pode ficar hospedado nas casas de outros, no destino que você precisar. Entre eles, o Servas, Global Freeloader e o Couch Surf é um dos mais conhecidos.

Essas são as 10 formas de viajar de graça pelo mundo. Caso você tenha outras dicas, deixe aqui nos comentários para que outras pessoas possam usufruí-las.
Não tem destino certo para ir em suas férias? Eu tenho uma lista com lugares lindos e mais econômicos.
http://www.msn.com