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10 passos para maximizar seus negócios de viagem na Era da Internet - Parte 1

Posted on 28 de maio de 2016 by Maurici Junior
Todo mundo sabe, mas não custa relembrar a velha máxima: "Quem não é visto, não é lembrado". Acho necessário dizer isso porque, mesmo em 2016, vejo empreendedores de segmentos diferentes que ainda não entendem que a internet pode ser um grande aliado na criação de estratégias para relacionamento com o cliente e consequente resultado em vendas.
O mais interessante do mundo digital é que não há limites. Hoje é possível falar para qualquer nicho e atingir pessoas dos mais variados interesses. Ainda há muita resistência quanto ao uso da internet, porque nem todo mundo sabe como utilizar os recursos disponíveis e nós, como seres humanos, por natureza temos medo do desconhecido.
Contudo, existem algumas técnicas simples que podem colocar o seu negócio à frente do concorrente. Esse artigo, separado em 2 partes, traz 10 passos para você aproveitar o potencial da Internet e maximizar os resultados do seu negócio. Confira os 5 primeiros:
1 - O futuro é digital
Grandes pensadores do nosso tempo já disseram isso há muitos anos e, como visionários, estavam certos.
"Em alguns anos, haverá dois tipos de empresas: as que fazem negócios pela internet e as que estão fora dos negócios" - Bill Gates.
Esqueça a ideia de que internet é só para daqui há alguns anos. Muito pelo contrário: a revolução digital já começou e você pode escolher se quer fazer parte deste novo mundo na condição de protagonista ou continuar apenas como um espectador.
2 - Planejamento de Marketing Digital
Com uma quantidade muito grande de informações, pode ser meio difícil saber por onde começar e quais estratégias priorizar. O planejamento das suas ações de marketing digital pode trazer inúmeros benefícios. Uma das primeiras etapas é entender bem quem é seu cliente e responder a alguns tipos de perguntas:
Por onde ele navega?
Como ele procura o que você vende?
Como você vai alcança-lo?
Quanto você vai investir?
Como vai medir os resultados?
Informações detalhadas sobre seu público-alvo já são um ótimo ponto de partida para o fortalecimento da sua presença online.
3 - Gere Conteúdo Online
Gerar conteúdo de qualidade é uma das melhores formas de criar uma reputação online e mostrar para seu público que você realmente conhece sobre aquele destino, sabe quais as melhores opções de lazer, conhece bons restaurantes, bons passeios, e está apto a passar as melhores dicas para a viagem dos sonhos. Isso transmite credibilidade. Existem vários formatos de conteúdo digital, como ebooks, whitepapers, webinars, artigos, vídeos, depoimentos, infográficos, etc. Encontre um tipo específico e crie materiais que vão ajudar os seus clientes a lembrar da sua marca no momento de fazer a escolha.
4 - Tenha um blog
Os blogs são democráticos. Eles permitem uma interação do público com a sua marca e ideias. Além disso, é bastante simples criar conteúdo para esse tipo de mídia. Basta escolher a melhor plataforma, contratar um servidor de hospedagem e escrever.
Existem algumas ferramentas que você pode utilizar para criar seu blog. A mais versátil delas é o WordPress, fácil de configurar e simples de usar, além de ser muito bom para o Google, pois os seus posts podem aparecer na primeira página do buscador.
5 - Use o Facebook a seu favor
O Facebook é a rede social mais utilizada pelos brasileiros e, diariamente, mais de 90 milhões de pessoas consomem conteúdo nesse canal. É extremamente importante que sua marca esteja presente no Facebook, publicando conteúdo relevante e engajador para o público-alvo. Muitas empresas ainda o utilizam da forma errada e se comunicam com seu público através de um perfil. Atenção, pois perfil é diferente de Fanpage. Enquanto o perfil é a forma como uma pessoa utiliza a rede social, a Fanpage é a maneira como as marcas devem estar presentes no Facebook. São inúmeros os benefícios que a Fanpage traz. Trataremos disso em outro post.
Outra dica: frequentemente, a rede social cria novos formatos para entreter o consumidor, portanto é necessário estar atento a essas novidades e utilizar diferentes maneiras para se comunicar. O segmento de viagens e turismo só tem a ganhar com todo esse leque de opções. Você pode criar posts em fotos, vídeos, slides, gifs, carrossel, links e até mesmo o novo formato conhecido como Canvas.
Aumentar a presença digital da sua empresa é uma tarefa que dá trabalho, mas gera bons frutos. No próximo artigo, trataremos dos outros 5 passos
para maximizar seus resultados online.
E você, já usa algumas dessas técnicas para se comunicar com seus consumidores? Um abraço e até a próxima!
Blog.Panrotas.com.br

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