Escolha a cidade

4 destinos ecológicos no Brasil para aproveitar o Carnaval

A BlaBlaCar, maior plataforma de compartilhamento de viagens do mundo, preparou uma lista com sete destinos para aproveitar o feriado de carnaval em meio à natureza. O Brasil conta com inúmeras opções para quem procura se divertir de um jeito diferente, curtindo atividades ao ar livre. De acordo com o levantamento do Ministério do Turismo sobre a demanda turística internacional, 15,7% dos estrangeiros que vieram a lazer para o Brasil em 2015 tiveram como motivação justamente a natureza, ecoturismo e aventura.

Com 71 parques nacionais distribuídos por todo o território nacional, todos eles com preservação do ecossistema natural e grande diversidade ecológica, o país tem destinos de sobra com esse espírito. Para motivar os amantes de ecoturismo e aqueles que querem se aventurar por esse tipo de viagem, a plataforma selecionou diferentes parques e cidades acessíveis de carro a partir das capitais São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Recife e Teresina. Se a viagem for compartilhada com pelo menos duas pessoas, por exemplo, além de garantir uma economia que pode chegar a 70%, ainda ganha uma companhia para o trajeto. Confira os destinos.

A cidade é a capital paulista do turismo de aventura. O rafting no rio Jacaré-Pepira é um dos programas mais procurados. Travessias de tirolesa e rapel também são populares. Além de uma boa infraestrutura para esportes ecológicos, o destino conta com dezenas de opções de hotéis e restaurantes para os visitantes. Para quem procura descanso e natureza no Carnaval, Brotas é uma ótima sugestão, pois está fora da rota dos foliões.

A cidade abriga três dos quatro núcleos de visitação do Petar (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Cachoeiras e passeios nas cavernas, dos tamanhos mais variados, são as atividades mais procuradas. Iporanga oferece ainda outras várias trilhas em meio à Mata Atlântica. A cidade fica a aproximadamente 300 km de São Paulo.

O Complexo das Quedas é formado por um conjunto de sete quedas dágua no Rio Chapecó e outras três quedas no Rio das Éguas. Oferece cinco cabanas, piscina com toboágua, churrasqueira, trilhas ecológicas, pista de motocross, pesque-pague, observatório de pássaros, paredões de pedras esculturais, três ilhas e um bosque onde está o Santuário de Nossa Senhora Aparecida. Ainda no Parque, atrás do véu branco das águas, fica a Gruta Caracol, conhecida por ter abrigado mais de 100 homens durante a Revolução Federalista. O parque é administrado pelo Hotel Quedas, uma boa sugestão de hospedagem.

O Pico das Agulhas Negras está localizado na parte alta do Parque Nacional de Itatiaia, parte da serra da Mantiqueira, entre o município de Bocaina de Minas e os municípios fluminenses de Itatiaia e Resende. O rio Preto, que tem 222 km de extensão, tem sua nascente no pico das Agulhas Negras. No parque, que é o mais antigo do Brasil, existem várias montanhas com altitudes superior a 2 mil metros. Para os turistas, no cume das Agulhas Negras é possível avistar vários pontos da região, como o morro do Couto, a segunda montanha mais alta do parque. A região tem muitos hotéis fazenda próximos ao parque, também é comum ver acampamentos próximos ao pico para a prática de esportes radicais como o alpinismo, o trekking e o rapel.
Texto por Agência com edição de Caroline de Oliveira
Foto destaque por iStock / Mories602
www.qualviagem.com.br

Atitude Consultoria em Turismo e Cultura Ltda. CNPJ: 07.959.068/0001.41 - Endereço: Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, Belo Horizonte, Brasil.