Escolha a cidade

8 distritos mineiros que todo mundo ama

Alguns lugarejos em Minas atraem muitos turistas e até recebem mais visitantes do que as cidades do entorno. São distritos que se sobressaem pelas belezas naturais, por conservarem um ar mais interiorano e também por serem destinos mais reservados e menos disputados do que outros locais turísticos.
 
Tem opções para todos os gostos, viagem romântica para casal, aventura ao ar livre para família, e ecoturismo e muita adrenalina para amigos. Confira nossa seleção de alguns distritos mineiros que todo mundo ama!
 
Bichinho - Prados
Entre a cidade de Prados e Tiradentes está o distrito de Vitoriano Veloso, mais conhecido como Bichinho. Situado no Circuito Turístico Trilha dos Inconfidentes e na Estrada Real o local é opção certa para encontrar maravilhosos artesanatos, que retratam muito bem a arte mineira. 
 
Conceição do Ibitipoca - Lima Duarte
O distrito é a porta de entrada para o Parque Estadual do Ibitipoca. Possui boas pousadas e restaurantes, além de opção para camping. Ibitipoca, como é conhecida, possui vários passeios em cachoeiras, picos e mirantes. Há roteiros para todos os gostos, de 5 até 16 km de caminhada com paisagens de tirar o fôlego. O local também é famoso pelos importantes festivais anuais de jazz e blues, que atraem centenas de turistas.
 
Ipoema - Itabira
No local é possível praticar ecoturismo e esportes radicais, como escalada, rapel, trekking, e mountain bike. Destaque para a Cachoeira Alta, uma queda d'água de aproximadamente 110 metros, considerada uma das mais belas do estado. Outra sensação do distrito é o Museu do Tropeiro, local construído onde seria o rancho de tropeiros, lugar para que eles descansassem e dormissem. Possui um acervo de 400 peças adquiridas pelo colecionador José Dutra. 
 
Lavras Novas - Ouro Preto
Bem pertinho de Ouro Preto, a 120 km de Belo Horizonte, está Lavras Novas. As trilhas e cachoeiras são pontos fortes do destino, além de boa gastronomia e artesanato. Lavras Novas possui a Bacia do Custódio, boa para banhos e para passar algum tempo em contato com a natureza, além de ser um ótimo lugar para namorar. Outra atração do distrito é o canyon, que proporciona lindos passeios. 
 
Macacos - Nova Lima
Próximo a capital mineira, Macacos se destaca pela tranquilidade do local. O distrito, na verdade, é denominado São Sebastião das Águas Claras, mas como é banhado pelo Ribeirão dos Macacos, ficou popularmente conhecido como Macacos. O local possui pousadas aconchegantes, trilhas para esportes radicais, boa gastronomia e cachoeiras. Uma ótima opção para uma programação a dois. Agora se a vontade for se aventurar pelos esportes radicais, tem também opção para os apaixonados por trekking e mountain bike. 
 
Milho Verde - Serro
A mística Milho Verde é destino certo para quem procura sossego! O ponto de encontro é a Igreja de Nossa Senhora do Rosário, com vista privilegiada para o Pico do Itambé. Lá fica também a Cachoeira Moinho, com 25 metros de altura, que tem poços para banho, e mais à frente, duas quedas formam o Rio Jequitinhonha. 
 
Monte Verde - Camanducaia
Localizado a 491 km de Belo Horizonte, no sul de Minas Gerais, Monte Verde é uma opção recorrente dos turistas. A variedade de chalés conferem um clima de romance na região. Há também os programas para quem gosta de curtir a natureza com as trilhas do Chapéu do Bispo, da Pedra Redonda e do Pico do Selado. Além de opções mais radicais como tirolesa, escalada, arvorismo, bóia- cross, passeios de jipe, moto, quadriciclo, bicicleta e cavalo.
 
Serra do Cipó - Santana do Riacho
A Serra do Cipó é considerada por muitos a capital mineira do ecoturismo, por ser a porta de entrada para o Parque Nacional, que possui o mesmo nome da serra. O lugar é rico em curso d'água e conta com diversos lagos, poços e cachoeiras, além das belíssimas paisagens naturais, grutas, pedreiras e campos rupestres.