Escolha a cidade

Dicas de viagem: Caraíva! O que fazer no vilarejo da Bahia

Localizada ao lado de Trancoso, vila é a opção mais rústica de Porto Seguro, e abriga algumas das praias mais bonitas da Bahia

Se Arraial d'Ajuda é o lar do turismo de massa, e Trancoso é o point dos hippies, podemos dizer que Caraíva é o paraíso para quem procura sossego e simplicidade em Porto Seguro. Lá, as ruas ainda são de terra, não há sinal de celular, e até bem pouco tempo não tinha sequer iluminação (era tudo por lanternas e geradores). Em compensação, quem encara a aventura pode aproveitar das praias mais intocadas da Bahia, com águas cristalinas, falésias e corais.

A vila é cortada pelo Rio Caraíva, que serve como principal via de acesso ao centrinho. A partir dali, os carros são proibidos (eles nem fazem falta!), e dão lugar aos pés descalços na areia quente das ruas. Para quem procura um pouco mais de "luxo", as charretes são uma opção de transporte. Durante o dia, o burburinho fica nas praias, sobretudo na orla que leva o nome do distrito, que conta com boas opções de quiosques (sempre rústicos, claro). À noite, o agito fica por conta do forró, ritmo uníssono nas ruas de Caraíva. Desacelerar é o mantra dessa comunidade ribeirinha.

Como chegar
Distrito de Porto Seguro, Caraíva fica a cerca de 65 quilômetros do aeroporto da cidade, mas chegar lá requer disposição (e sola de chinelo). De Porto, é preciso pegar a balsa para Arraial d'Ajuda e, de lá, seguir pela BA-001. Para quem não vai de carro, há empresas de ônibus que saem de Arraial d'Ajuda para Caraíva, numa viagem que pode durar duas horas (quase metade da estrada é de terra). A passagem custa R$ 17.

Onde ficar
A vila até conta com boas opções de hospedagem, mas todas preservam um aspecto rústico. Para quem gosta de pousadas pé na areia, a Casa da Praia é uma ótima opção (o bar em frente é descoladíssimo), assim como a Vila do Mar e a Thaynã. Se prefere manter contato com a natureza local, a Caraíva Guest House, top 1 no TripAdvisor, pode ser uma boa pedida. A Le Paxa é uma ótima opção para quem gosta do estilo rústico-chique.

Onde comer
Apesar da atmosfera rústica, Caraíva tem a culinária como um dos pontos altos, e conta com bons bares e restaurantes. O mais famoso é o Bar da Praia, que segue o (perfeito) molde dos bares de praia do Nordeste: colchões e cadeiras na areia, drinks bem servidos e cardápio regado a frutos do mar. Outro lugar reverenciado pelo cardápio é o Restaurante Aquarius, com opções de carnes e peixes. Não deixe de comer um pastel no Boteco do Pará, que fica na beira do rio (local mais badalado da vila) e oferece um pôr-do-sol magnífico. Para aproveitar do famoso forró de Caraíva, as dicas são os igualmente badalados Forró do Ouriço e Forró do Pelé.

O que fazer (praias, claro!)
Praia de Caraíva - A praia central da vila é extensa, e costuma receber uma boa quantidade de pessoas durante os dias de sol (nada insuportável). É lá que fica a maioria dos restaurantes e quiosques de Caraíva, onde também concentram-se boa parte das pousadas. O canto esquerdo da praia - também chamado de Barra -, tem águas mais calmas (e até mais doces!), graças ao encontro do Rio Caraíva com o mar.
Praia do Satu - A praia fica do outro lado do Rio Caraíva, e é ainda mais deserta que a orla principal do vilarejo. Para chegar lá, basta caminhar até o canto esquerdo da praia de Caraíva, e pegar uma canoa para atravessar o rio. Lá, o turista é agraciado com um mar relativamente calmo, e duas lagoas de água doce. A praia é servida pela Barraca Satu, que preserva um aspecto rústico.
Rio Caraíva - Rota de acesso ao vilarejo, o Rio Caraíva corta o distrito e serve como uma agradável opção de lazer. A água é calma e propícia para passeios de barco, de caiaque, ou até mesmo um stand-up paddle. Não deixe de descer o rio de bóia-cross, uma das atrações mais legais da vila.
Praia de Juacema - Situada depois do Satu, a praia de Juacema surpreende pela mistura perfeita de falésias, águas calmas e corais. É ainda mais deserta que as vizinhas.
Praia do Espelho - Para muitos, é a praia mais bonita do estado da Bahia. A praia fica entre Trancoso e Caraíva, a 20 quilômetros do centrinho do vilarejo. O mar é calmíssimo, e o conjunto de falésias e coqueiros formam um dos cenários mais belos e exóticos da região. Há algumas opções de bares e quiosques na orla.

Aldeia Pataxó de Barra Velha - Localizada dentro do Parque Nacional do Monte Pascoal, a aldeia é uma opção de passeio para quem deseja conhecer mais sobre as comunidades indígenas do Sul da Bahia. A maneira mais fácil de chegar é através dos bugues que saem do vilarejo. Não deixe de visitar a lojinha de artesanato, e se puder, leve um objeto de lembrança.
www.pureviagem.com.br

Atitude Consultoria em Turismo e Cultura Ltda. CNPJ: 07.959.068/0001.41 - Endereço: Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, Belo Horizonte, Brasil.