Escolha a cidade

Dicas de viagem: ilha dos Frades! Uma das ilhas da Baía de todos os santos

Os oito quilômetros de praias calmas, limpas e de águas mornas são perfeitos para relaxar, fugir da multidão e se sentir recluso por alguns dias

É fácil confundir o lugar com algum paraíso
Entre as ilhas mais belas e pouco visitadas do Brasil está a Ilha dos Frades, no centro da Bahia. O pequeno pedaço de terra é facilmente acessível de barco a partir da capital baiana, Salvador. Ao chegar, é fácil confundir o lugar com algum paraíso. Os oito quilômetros de praias calmas, limpas e de águas mornas são perfeitos para relaxar, fugir da multidão e se sentir recluso por alguns dias. Vale lembrar, no entanto, que apesar de ser um lugar predominantemente calmo, costuma encher aos finais de semana, com barracas e quiosques nas praias voltadas para o belo cenário de Salvador.
Confira, abaixo, dicas de viagem para a Ilha dos Frades, na Bahia!
A maneira mais rápida de chegar é através de escunas que partem do Centro Náutico da Bahia

Como chegar?
Existem duas maneiras de chegar até a Ilha dos Frades. A mais rápida é através de escunas que partem do Centro Náutico da Bahia. As belezas do lugar já começam a aparecer durante a travessia, com vistas de várias outras ilhas da Baía de Todos os Santos. Esta opção de transporte custa entre até R$ 50 por pessoa.
Há ainda a opção de ir de Salvador até Madre de Deus pela BR-324, sentido Feira de Santana. São 32 km até o entroncamento com a BA-522, em direção a Candeias, e mais 20 km até o centro de Madre de Deus. De lá é possível pegar pequenos barcos que levam até a Ilha dos Frades.
Quem quiser aproveitar o contato com a natureza pode acampar na ilha

Onde ficar?
A maioria dos visitantes da ilha costuma ficar só um dia, o que dispensa a necessidade de hospedagem. Mas quem quiser aproveitar o lugar para curtir a tranquilidade da natureza e acampar em meio ao verde e ao silêncio pode optar por montar uma barraca. Fora isso, na Ilha de Frades, a hospedagem é geralmente oferecida em casas de nativos ou pequenas pousadas.
Os frutos do mar são o grande destaque da culinária local

O que comer?
Como toda boa ilha, por aqui a dica é cair de boca nos frutos do mar. Peixes, lagostas e camarões estão entre os principais - e mais deliciosos - pratos da Ilha de Frades. Existem diversos restaurantes onde a culinária local aliada aos belos cenários tornam qualquer refeição maravilhosa.
A pitoresca Igreja de Nossa Senhora do Loreto merece uma visita

O que fazer?
Praia Ponta de Nossa Senhora - Esta praia ao norte da Ilha de Frades com mar sem ondas é perfeita para crianças. Na areia, barracas garantem pratos de fruto do mar deliciosos e aquela cerveja gelada indispensável.
Praia de Loreto - É conhecida pela grande piscina natural que surge na maré baixa, ótima para o mergulho. Na parte sul está a pitoresca Igreja de Nossa Senhora do Loreto, que também merece uma visita.
A ilha é apaixonante

Praia de Paramana - Bastante movimentada nos finais de semana, a Praia de Paramana conta com barracas que oferecem comida e bebida aos turistas. A faixa de areia possui ainda um pequeno vilarejo, conhecido pelo mesmo nome, com casas de pescadores nativos e veranistas.
Praia da Viração - É a preferida dos adeptos do nudismo e dos que querem contato com a natureza sem interferência do homem.
www.pureviagem.com.br 

Atitude Consultoria em Turismo e Cultura Ltda. CNPJ: 07.959.068/0001.41 - Endereço: Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, Belo Horizonte, Brasil.