Escolha a cidade

Dicas de Viagem: Morro de São Paulo! Um dos destinos mais procurados da Bahia

As praias são numeradas e exibem águas cristalinas, faixas de areia de tirar o fôlego e piscinas naturais relaxantes
Morro de São Paulo é um dos destinos mais requisitados do Nordeste

Morro de São Paulo é um dos destinos mais requisitados do Nordeste
Um dos destinos mais requisitados do Nordeste brasileiro, Morro de São Paulo, situado na ilha de Tinharé, a cerca de 250 quilômetros de Salvador, tem praias numeradas, uma ao lado da outra. Na maré alta, elas permanecem rasas, mas o mar pode ocupar quase toda a faixa de areia. O pequeno vilarejo baiano é facilmente acessível de barco e ainda oferece uma boa infraestrutura, que o torna um destino ainda mais atraente para os turistas.
Preparado para conhecer Morro de São Paulo? Para te ajudar confira, abaixo, dicas de viagem para o destino da Bahia!
Publicidade
Morro de São Paulo está situado na ilha de Tinharé

Como chegar?
Morro de São Paulo é uma ilha e, por isso, os dois acessos mais comuns são de barco.
O primeiro é, na verdade, semi-terrestre. Em Salvador, é preciso pegar um ferry-boat com destino a Bom Despacho, na ilha de Itaparica. De lá, pegue um ônibus até a cidade de Valença. Do Terminal Marítimo de Valença saem barcos de hora em hora para Morro de São Paulo.
Outra opção é pegar um catamarã no Terminal Marítimo de Salvador. A viagem dura cerca de 2h30min e custa aproximadamente R$ 85. Neste caso, se você é daqueles que enjoa fácil, a dica é levar remédios para enjoo, já que o catamarã pode balançar bastante.
Uma última alternativa, menos comum, é o transfer aéreo. É bem mais caro e pode sair a R$ 300 por pessoa (só ida). Por outro lado, é a maneira mais rápida de se chegar à Morro de São Paulo a partir de Salvador.
As praias são numeradas, uma ao lado da outra

Onde ficar?
Os hotéis e pousadas de Morro de São Paulo ficam espalhados pelo centro da Vila e pelas praias, que são: Gamboa, Primeira Praia, Segunda Praia, Terceira Praia, Quarta Praia e Quinta Praia. A escolha ideal para você vai depender do seu propósito de viagem.
Centro de Morro de São Paulo - Fica perto do porto, dos restaurantes e lojinhas. Além disso, as hospedagens do Centro são as que têm as melhores vistas, pois estão localizadas bem no alto da ilha.
Gamboa - Fica próxima ao centro, do lado oposto da Primeira Praia. Quem fica por aqui geralmente acaba aproveitando mais a praia da Gamboa, já que a distância e caminhada para as demais é puxada, com pelo menos 20 minutos de caminhada até a Primeira Praia.
Primeira Praia: Situada próxima ao Centro e ao lado da Segunda Praia, a Primeira Praia é a menor e uma das mais cheias de Morro de São Paulo. As pousadas daqui ficam mais para dentro da ilha do que voltadas para a praia.
Segunda Praia - É a praia mais badalada, com muitas barracas, barzinhos e luais durante a noite. É o pedaço mais descolado de Morro, onde todas as pousadas ficam de frente para praia.
Terceira Praia - É onde está o maior número de pousadas da Ilha. Menos agitada que as anteriores, a Terceira Praia oferece todas as pousadas de frente para o mar.
Quarta Praia - Como ela está longe da Segunda Praia, onde estão os barzinhos, e da Vila, quem se hospeda aqui, geralmente pega um transfer na Terceira Praia para carregar as bagagens e malas.
Quinta Praia - Quem se hospeda aqui geralmente fica por perto, por conta da grande distância do centro de Morro e das outras praias. As pousadas também oferecem transfer para os hóspedes e suas bagagens, a partir da Terceira Praia.
O pequeno vilarejo baiano é facilmente acessível de barco

Onde comer?
A culinária em Morro de São Paulo conta com moquecas e os bobós dividindo espaço com receitas italianas, espanholas, japonesas, argentinas etc. A dica é comer no centrinho, mas só depois das cinco da tarde, já que antes disso os restaurantes estão fechados.
Por lá estão o Ardentia, que capricha na picanha recheada com pasta de alho e mussarela; o Zendai, com inusitados sushis quentes; o Mosaico e suas famosas paellas; a Spaghetteria Stregha, que oferece 18 tipos de molho para acompanhar as massas e o caseiro Tinharé, com moquecas de comer ajoelhado. À beira-mar ficam excelentes opções em pescados como o Club do Balanço, o Piscina e o Pimenta Rosa.
A moqueca é um dos pratos típicos da região

O que fazer?
Primeira Praia - Próximo ao Centro, a Primeira Praia, durante a maré baixa, tem corais e pedras que formam belas piscinas naturais.
Segunda Praia - É a praia mais mais badalada de Morro de São Paulo, com muitas barracas, barzinhos e luais durante a noite. Por ter uma faixa de areia extensa, independentemente da maré, sempre dá para aproveitar a praia. Há também um deck para a caminhada. É o pedaço mais descolado de Morro.
A localidade oferece uma boa infraestrutura

Terceira Praia - Menos agitada que as anteriores, a Terceira Praia consegue dar ao visitante a opção de aproveitar a badalação da Segunda Praia ou buscar o sossego da Quarta Praia. Durante a maré alta, a faixa de areia praticamente some, e as pessoas são obrigadas a ir para as praias vizinhas.
Quarta Praia - A Quarta Praia exibe tons de azul quase caribenho e piscinas naturais belíssimas. É um dos lugares mais bonitos de Morro de São Paulo.
Morro de São Paulo é uma ilha

Quinta Praia - Na Quinta Praia, o mar é calmo e claro, há bancos de areia, sombras das árvores e uma atmosfera convidativa ao descanso.
Mergulho - As águas calmas e transparentes das praias de Morro de São Paulo propiciam o lugar perfeito para a prática do mergulho. A dica para aproveitar um bom mergulho livre são as piscinas naturais da Quarta Praia quando a maré estiver baixa. Para quem gosta de mais aventura e quiser se aprofundar mais, na Primeira Praia você terá a possibilidade de mergulhar com cilindro. Dentre as espécies marinhas estão cardumes de sardinhas, lagostas, polvos, peixe morcego e camarão palhaço.
Os hotéis e pousadas de Morro de São Paulo ficam espalhados pelo centro da Vila e pelas praias

Forte do Morro de São Paulo - Foi construído para evitar as invasões dos holandeses no século XVII. Hoje as ruínas guardam muitas lendas e o lugar é um dos melhores pontos da ilha para admirar um belo pôr do sol... Quem tiver sorte vai poder ver os golfinhos que fazem um verdadeiro espetáculo da natureza com suas acrobacias aquáticas.
Tirolesa- Ao lado do Farol de Morro de São Paulo existe um mirante onde está a maior tirolesa dentro d'água do Brasil. A pessoa cai direto nas águas da Primeira Praia. Você não vai esquecer esta emoção!
As paisagens são belíssimas

Feira de Artesanato - À noite a Vila fica animada com a Feira de Artesanato de Morro de São Paulo. São várias barraquinhas que cercam a praça com seus produtos típicos: objetos de decoração, vestuário em geral, bijuterias, artigos de prata e outros itens.
Teatro - Todas quartas-feiras tem teatro no Morro de São Paulo. Para chegar até o teatro são cerca de 200 degraus e mais uma pequena caminhada. A partir das 21h artistas se apresentam, declamam poesias e mostram seus dons musicais. Da meia noite em diante começa a festa que vai até o dia amanhecer. Todo o evento é imperdível!
www.pureviagem.com.br

Atitude Consultoria em Turismo e Cultura Ltda. CNPJ: 07.959.068/0001.41 - Endereço: Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, Belo Horizonte, Brasil.