Escolha a cidade

Roteiros integrados: um tour pelo Nordeste

A bela Salvador. Crédito: Divulgação Embratur
Cada estado nordestino é um destino, único e diferenciado, mas a região reúne roteiros integrados que podem ser feitos em etapas ou por estado
Por Geraldo Gurgel
O Nordeste brasileiro é sempre um destino apaixonante, seja pelas belezas do extremo sul da Bahia, a riqueza cultura do Maranhão ou pelas belas praias do Ceará. Há sempre um roteiro esperando os visitantes em busca de sol e mar ou atrativos interioranos. E para incentivar os turistas a viajarem cada vez mais para essa região, a Casa Brasil, espaço de promoção do Governo Federal no Boulevard Olímpico, promove neste sábado (13) um dia especial para o Nordeste. Na programação, Piauí, Maranhão, Bahia, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte fizeram uma apresentação do rico artesanato e animaram o público presente na Casa com apresentações do Bumba-meu-Boi, Tambor de Crioula, Frevo e Olodum.
A Agência de Notícias do Turismo preparou um roteirinho com alguns dos principais atrativos da região. Que tal anotar as dicas para a próxima viagem?

ALAGOAS - Cercado por rios e lagoas que inspiraram o nome do estado, Alagoas é um destino turístico que oferece inúmeras opções de passeios pelas águas que encantam os viajantes com seus diferentes tons de azul e verde. No estado, que também é cortado pelo belo Rio São Francisco, a lagoa Manguaba com seus cerca de 42 quilômetros quadrados impressiona e convida turistas a passeios de barco por ilhas e ilhotas. Nos povoados da região o visitante pode apreciar pratos típicos a base peixe fresco.

BAHIA - Se o baiano é um povo, e a Bahia um estado de espírito, podemos dizer que todos os caminhos da Bahia levam aos atrativos espalhados por 159 municípios considerados turísticos. São opções de todos os segmentos para idades e gostos diferentes. Na terra de cantos, encantos e magia, a alegria e a natureza fizeram seu reinado. A partir de Salvador, no Recôncavo Baiano, ao sul, ficam a Bahia de Todos os Santos e as costas do Dendê, do Cacau, do Descobrimento e das Baleias. Ao norte da capital fica a Costa dos Coqueiros, ao longo da Linha Verde ou Estrada do Coco. Até Sergipe estão alguns dos principais destinos da Bahia como a Praia do Forte e a Costa do Sauipe.

CEARÁ - No calçadão da Avenida Beira-Mar estão as principais atrações da capital Fortaleza: os hotéis de grandes redes, bares, restaurantes, feira de artesanato. Na famosa Praia do Futuro, barracas com estruturas que envolvem piscinas, massagem, internet e até shows de humor, marca registrada do cearense. Na região central da cidade, o centro de artesanato, o Museus do Ceará, o Mercado Central. A praia de Iracema, o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, um complexo cultural que abriga museus, planetário, cinema e teatro; e as compras na Av. Mosenhor Tabosa são passeios imperdíveis. O município de Aracati abriga a bela Canoa Quebrada e possui um conjunto arquitetônico tombado como patrimônio histórico.

PERNAMBUCO - Piscinas naturais de água transparente e morna, mangues e igrejas seculares: este é o cenário paradisíaco que o turista encontra em Ipojuca (PE), município onde fica a queridinha Porto de Galinhas, localizada a 80 quilômetros de Recife. As praias de Muro Alto, do Cupe e de Maracaípe também arrancam suspiros dos turistas e até mesmo dos moradores locais. O tom surpreendente da água é característico do litoral pernambucano - e do nordeste brasileiro - e muda conforme a maré e o período de chuvas.

SERGIPE - Às margens do Rio Sergipe estão as principais atrações da capital, como o Museu da Gente Sergipana. Instalado em um casarão restaurado de 1926, o museu celebra a identidade do povo sergipano de forma interativa, com recursos tecnológicos que divertem e educam. Para aventura, não deixe de visitar o Parque dos Falcões, a 45 quilômetros do centro, no pé da Serra de Itabaiana. Um passeio lindo é à Praia do Saco, que fica ao sul, quase na divisa com a Bahia. No meio do caminho, Croa do Goré um passeio divertido, feito em catamarã até o famoso banco de areia.

MARANHÃO - Tombado como patrimônio mundial, o centro histórico da capital São Luís, é repleto de construções que misturam influências francesas, portuguesas e holandesas. A localização geográfica propiciou ao Maranhão um híbrido das culturas do Norte e do Nordeste, seja no artesanato, no folclore ou na música popular. A culinária inclui pratos típicos como o arroz de cuxá e o sorvete de buriti. No município de Imperatriz, um dos principais atrativos turísticos é o Parque Nacional da Chapada das Mesas com belas paisagens naturais compostas por paredões, cavernas, cânions, buritizais e cachoeiras, que formam piscinas de águas cristalinas. A observação de aves endêmicas do local e as atividades relacionadas ao turismo de aventura, como trilhas ecológicas, rapel e canionismo, destacam-se entre os fatores que atraem os turistas ao local.

PARAÍBA - Prédios baixos ao longo da orla dão à capital João Pessoa um clima simpático e agradável. As praias do Bessa, Cabo Branco, Tambaú e Manaíra são as mais badaladas. No roteiro de passeios imperdíveis estão ainda o Centro Cultural São Francisco; a Estação Cabo Branco de Ciência, Cultura e Artes, projetado por Oscar Niemeyer; e a Ponta do Seixas, ponto mais oriental das Américas. Para compras, as pedidas são a Feirinha de Artesanato de Tambaú e o Mercado de Artesanato Paraibano. Em João Pessoa, duas comidas típicas são a buchada de bode e a carne de sol.

PIAUÍ - A cidade de Parnaíba, no Piauí, é a porta de entrada do Delta do Parnaíba (onde o rio encontra o mar), uma das preciosidades do turismo brasileiro. Único delta em mar aberto das Américas e o terceiro maior do mundo - atrás apenas dos rios Mekong (Vietnã) e Nilo (África) - é um arquipélago de 2.700 quilômetros quadrados formado por mais de 70 ilhas. O passeio pelo Delta começa no porto dos Tatus, na cidade de Ilha Grande, distante nove quilômetros de Parnaíba. Durante o passeio, os viajantes encontram espelhos d'água, mangues, dunas, lagoas de água doce, fauna e flora, além de paisagens fantásticas. O Delta do Parnaíba, juntamente com Jericoacoara (CE) e os Lençóis Maranhenses (MA), faz parte da Rota das Emoções, um roteiro integrado que, como diz o nome, é pura adrenalina.

RIO GRANDE DO NORTE - A capital potiguar, Natal, é um destino turístico cheio de opções e surpresas. Lagoas, dunas, praias urbanas com agito noturno, comidas típicas nordestinas e artesanato para todos os gostos. O principal point da cidade é a Ponta Negra. A cidade de São José de Mipibu, antiga missão indígena, tem como atrações turísticas os festejos juninos e a beleza das lagoas, entre elas, a do Bonfim, ideal para os amantes do ecoturismo. O Cruzeiro e a Matriz de Santana e São Joaquim estão entre os atrativos urbanos, mas São José de Mipibu também ostenta trechos de Mata Atlântica e manguezais.
Fonte: www.turismo.gov.br

Atitude Consultoria em Turismo e Cultura Ltda. CNPJ: 07.959.068/0001.41 - Endereço: Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, Belo Horizonte, Brasil.