Escolha a cidade

Vai viajar? Cuidados com o seu notebook antes e durante a viagem

É muito bom viajar, mesmo que seja a trabalho. Faz bem ver paisagens novas e conhecer outros lugares. Porém, com o grande avanço tecnológico nos últimos anos, mesmo longe de nossa casa não podemos ficar desconectados.
A maioria das pessoas que viajam, seja a trabalho ou lazer, não pode ficar sem aparelhos eletrônicos como celulares e computadores. Afinal, atualmente, realizamos muitas atividades de nossa vida por meio desses dispositivos.
Para muitas pessoas, por exemplo, é indispensável viajar com notebooks para continuar um trabalho, acessar programas específicos e realizar outras atividades indispensáveis. Por essa razão, é importante conhecer os cuidados que se deve tomar com o notebook antes e durante a viagem.
Cuidados em viagens ao exterior
Na hora de viajar para outros países, é essencial conhecer as regras da alfândega para o seu notebook não ser tarifado. Para evitar isso em viagens ao exterior, sempre leve a nota fiscal de seu computador. Assim, quando voltar ao país, é possível comprovar que foi comprado em território nacional.
A apresentação da nota fiscal só é necessária quando os notebooks forem de origem estrangeira. Se o aparelho apresentar a identificação de fabricação nacional, não necessita de maior comprovação.
É importante lembrar que, se não houver a comprovação de que o notebook foi comprado em território nacional, a Receita Federal vai taxá-lo conforme as leis alfandegárias.
O que fazer antes de viajar?
Antes de viajar, o ideal é organizar tudo para que o notebook funcione sem problemas e não perca nenhum dado de valor. Dessa forma, é aconselhável realizar as seguintes medidas:
Realizar backup de todos os seus arquivos: isso previne que você não perca suas informações caso aconteça algo com o notebook.
Guardar o notebook em uma bagagem de mão sem coisas pesadas em cima: com isso, você não danifica o equipamento e previne de acontecer extravios nos aeroportos.
Identifique-o com seu nome, endereço e telefone: dessa forma, se perder o notebook no aeroporto ou em outro lugar, a sessão de achados e perdidos pode entrar em contato com você.
Quais cuidados devem ser tomados durante a viagem?
Durante a viagem, é comum acessarmos todos os sites que visitamos diariamente, mas é preciso ter cuidado com a segurança de seus dados pessoais. Confira algumas dicas que podem auxiliar:
Não conecte em qualquer rede Wi-Fi: se existir uma rede desprotegida, pode não ser seguro acessá-la, já que, com essa rede, alguém poderá ver suas informações e invadir o seu computador.
Não entre em sites que necessitam de alta segurança: sites como o de bancos não devem ser acessados durante as viagens, exceto se for realmente necessário. Nesses casos, procure conexões e locais seguros.
Tenha cuidado com locais com campos magnéticos: lugares como escadas rolantes ou até alguns aparelhos de segurança emitem um campo magnético que pode danificar os componentes do notebook, inclusive o disco rígido.
Tomando alguns cuidados é possível garantir a integridade física dos notebooks e ainda prevenir que ocorram invasões e ataques aos seus sistemas. O cuidado nunca é pouco para proteger um equipamento tão importante para nosso dia a dia.
Fonte: www.segs.com.br

Atitude Consultoria em Turismo e Cultura Ltda. CNPJ: 07.959.068/0001.41 - Endereço: Av. Afonso Pena, 2.881, Funcionários, Belo Horizonte, Brasil.